Bem vindo ao Portal da PMJ Jatobá PE - 22 de Janeiro de 2018

Acessibilidade:
url=sec-educacao-realizou-a-iii-conferencia-municipal-de-educacao
p0=
p1=
p2=
p3=
p4=
tipo_pag=n

Notícias

Publicado em 19/12/2017 às 14:57
Categoria: Todas as Noticias
Autor: ASCOM/PMJ

Sec. Educação realizou a III Conferência Municipal de Educação

Sec. Educação realizou a III Conferência Municipal de Educação

O município de Jatobá realizou no dia 08/12, a Conferência Municipal de Educação: Planos Decenais, SNE, Educação e Diversidade, Democratização, Direitos Humanos, Justiça Social e Inclusão.

A Conferência foi realizada pela Secretaria Municipal de Educação no auditório da EREMI e contou com a participação de todas as unidades escolares e os conselhos relacionados à educação e à criança e adolescente e a comunidade civil organizada, representantes do Poder Executivo e Legislativo.

A abertura deu-se inicio com a formação da mesa com todos os representantes ligados ao município de Jatobá, com os pronunciamentos da Representante da Prefeita Municipal de Jatobá a Sr.ª Paula Daltro, da Secretária Municipal de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Juventudes a Sr.ª Valdenice da Silva e da Presidente do Conselho Municipal de Educação – CME Paula Joelma.  

Após formação da mesa foi executado o Hino Nacional, o Hino de Pernambuco e do município de Jatobá. Dando continuidade ao evento foram apresentadas:

Dança do Frevo da Escola Municipal de Jatobá, Dança Indígena da Escola Estadual Pankararu e apresentação dos alunos da Escola Municipal Professora Djanira Dória com o tema “Planeta Água”. Após as apresentações os presentes participaram de um Coffee Break, e logo em seguida foi feita a leitura do Regimento Interno da III Conferência Municipal de Educação.

A Palestra Magna foi proferida brilhantemente pelo Professor Ivandro Pinto de Menezes Doutorado em Ciências Sociais, Mestre em Ciência da Informação, Especialista em Direito Constitucional, Graduado em Direito, Professor Efetivo da UNEB – Universidade do Estado da Bahia campus VIII em Paulo Afonso e na FACESF – Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco em Belém do São Francisco. Após a palestra todos os participantes se dirigiram as salas para aplicação dos eixos temáticos.

OS EIXOS

Eixo 1– O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Instituição, Democratização, Cooperação Federativa, Regime de Colaboração, Avaliação e Regulação da Educação.

Palestrante: Gilson Soares de Sá.

Eixo 2– Planos Decenais e o CNE: Qualidade, Avaliação e Regulação das Políticas Educacionais.

Palestrante: Edjane Gomes de Sá Soares.

Eixo 3– Planos Decenais, SNE e Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social.

Palestrante: Maria Mônica dos Santos.

Eixo 4– Planos Decenais, SNE e a Democratização da Educação: Acesso, Permanência e Gestão.

Palestrante: Marcela Mayara N. Pionório.

Eixo 5– Planos Decenais, SNE e Diversidade: Democratização, Direitos Humanos, Justiça Social e Inclusão.

Palestrante: Regina Celi de Morais Borges.

Eixo 6– Planos Decenais, SNE e Políticas Inter Setoriais de Desenvolvimento e Educação: Cultura, Desporto, Ciência, Trabalho, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Inovação.

Palestrante: Nelson Sobreira de Sá.

Eixo 7– Planos Decenais, SNE e Valorização dos Profissionais da Educação: Formação, Carreira, Remuneração e Condições de Trabalho e Saúde.

Palestrante: Zuleide Batista do Nascimento.

Eixo 8– Planos Decenais, SNE e Financiamento da Educação: Gestão, Transparência e Controle Social.

Palestrante: Sebastião Pereira da Silva.

O evento foi encerrado com a plenária final e apresentação das moções/propostas de cada eixo temático.

A realização da Conferência foi muito positiva e resultou na aprovação de 35 propostas que serão enviadas através de relatório para o Conselho Estadual de Educação e CONAE 2018.Disse a Secretária Municipal de Educação Valdenice da Silva.

ASCOM/PMJ

 

Mapa